A Halitose ou (Mau hálito) afeta mais de um terço da população brasileira e não é considerada uma doença e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.
Quem tem alteração no hálito normalmente não percebe devido a um processo chamado fadiga olfatória, onde o nosso olfato se adapta a um determinado odor, se ele for constante, para poder perceber novos odores e é por este motivo que quem tem Halitose crônica se acostuma ao seu hálito, o que o torna incapaz de notar o seu hálito alterado.
DE ACORDO COM OS ESTUDOS MAIS RECENTES, AS ORIGENS DO MAU HÁLITO PODEM SER:
• ORIGEM BUCAL (de 90 a 95 % dos casos)*
• ORIGEM EXTRA-BUCAL ( de 5 a 10 % dos casos)*
Observação: Como causas de origem extra-bucal, consideramos as causas de origem nas vias aéreas superiores e as de origem metabólica ou sistêmica, vindas de dentro do organismo.
*FONTES DOS ESTUDOS:
1-) Quirynen et al. Characteristics of 2000 patients who visited a halitosis clinic, J Clin Periodontol, 2009.
2-) Tangerman A & Winkel E G,Extra-oral halitosis: an overview, J. Breath Res, 2010.
1-) Quirynen et al. Characteristics of 2000 patients who visited a halitosis clinic, J Clin Periodontol, 2009.
2-) Tangerman A & Winkel E G,Extra-oral halitosis: an overview, J. Breath Res, 2010.
Assim, é importantíssimo esclarecer um grande mito e ressaltar que o estômago não provoca a Halitose crônica, ainda que normalmente seja responsabilizado pelo Mau hálito.
Os casos onde pode existir a presença do ar alterado vindo do estômago são através de arrotos ou junto aos episódios onde o refluxo gastro-esofágico ocorre, mas seu odor nestes casos tem uma característica ácida, bem diferente do tradicional cheiro de enxofre que a halitose crônica possui.
Importante: as diferenças nas porcentagens acima mencionadas foram em função dos diferentes estudos consultados.
Causas + frequentes:
A principal causa da Halitose é a saburra lingual, conhecida como língua branca ou língua saburrosa, sendo uma camada esbranquiçada que se forma no fundo da língua.
As doenças da gengiva (gengivite e periodontite) são outra importante causa, sendo que junto a saburra lingual representam as causas + significativas do Mau hálito de origem bucal.
A principal causa originada nas vias aéreas superiores são os cáseos amigdalianos, conhecidos por caseum ou tonsilolitos, que são diminutas bolinhas mal cheirosas formadas no interior das amígdalas.
Em quase 100% dos casos de Mau hálito crônico de origem bucal (que equivalem de 90 a 95% do total dos casos), encontramos a presença da saburra lingual, e em boa parte destes, temos a presença dos cáseos amigdalianos, da gengivite e da periodontite.
Um detalhe importante em mencionar é que apesar dos cáseos amigdalianos terem sua origem nas vias aéreas superiores, o Mau hálito que eles provocam tem manifestação bucal, pelo fato das amígdalas se localizarem na orofaringe, entre a boca e a faringe.
No caso de sangramento gengival, deve-se procurar um Dentista para que ele identifique e trate o motivo do sangramento, pois este é o primeiro sinal de alteração gengival, podendo ser um indicativo da presença da gengivite e/ou periodontite.
Como mencionamos acima, a causa + importante e frequente do Mau hálito é a saburra lingual.
O controle eficiente da saburra lingual está diretamente ligado ao efetivo controle e prevenção da Halitose. Desta forma, é fundamental uma técnica de limpeza da língua que seja eficaz e adequada, pois o aspecto principal no controle e prevenção do Mau hálito é a limpeza da língua.
Fonte: halitofresco
Nenhum comentário:
Postar um comentário